03

March

FILMES INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FILME – Crítica aos nomeados de 2018

FilmesVariados

Ao lado dos livros, os filmes ultrapassam um mero hobby e são um amor com presença enorme em minha vida. Meu pai era dono de uma videolocadora quando eu era pequena e isso fez com que eu crescesse rodeada dos mais variados longas – fato que gerou um amor pelo cinema que não mudou após a venda do negócio em meados de 2003. Por isso, todo ano, aguardo ansiosa para conferir quais serão os indicados ao Oscar em suas categorias principais: melhor filme, ator, atriz, direção e por aí vai. Procuro sempre assistir os elencados na categoria de Melhor Filme antes da cerimônia de premiação e gosto de fazer apostas comigo mesma. Sim! A noite é uma diversão e a acompanho religiosamente (regada de muita pipoca), vibrando ao lado dos vencedores e sentindo uma pontinha de tristeza junto com aqueles que não levam a estatueta para casa.

oscar

Uma vez que a 90ª premiação da Academia acontecerá no domingo, dia 4 de março, resolvi avaliar – com minha humilde opinião e senso crítico – os 9 longas indicados ao prêmio máximo.

Quanto ao vencedor, é difícil arriscar. Mas, após a leitura das minhas opiniões, fica nítido para quem eu daria o meu voto. ❤ O oficial (e o que conta!) será revelado em poucas horas – então, ainda dá tempo de conferir o post abaixo antes do grande dia. Sem maiores delongas, eis os indicados e meus apontamentos frente a cada um deles.

1/9: TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME | Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

tumblr_n98tsvZhmD1qcgfomo1_500

O longa conta a história de Mildred Hayes, uma mulher que teve a filha brutalmente assassinada. O culpado? Nunca foi encontrado pela polícia. Após perceber que o caso foi deixado de lado pela autoridade local, ela aluga três outdoors em uma estrada raramente usada onde exige justiça ao xerife Bill Willoughby, responsável pela investigação. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e uma série de acontecimentos chocantes irão se desencadear na vida de diversas pessoas.

Se você está a procura de um filme repleto e recheado de reviravoltas, esse é um prato cheio. Atuações estupendas, roteiro impecável. Que surpresa e QUE filme. SENSACIONAL!

Rate: 5/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

2/9: DUNKIRK | Dunkirk

dunkirk-9

Dunkirk baseia-se na história da Operação Dínamo – ocorrida em 1940 e que, surpreendentemente, conseguiu resgatar mais de 330 MIL homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. Com cenas emocionantes, a história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy busca escapar a qualquer preço.

Se você é como eu e aprecia um bom filme de guerra, aproveite minha dica e assista esse filme – que lhe dará a definição de esperança quando tudo parecer perdido. Excelente direção de Christopher Nolan (que concorre ao prêmio de Melhor Diretor) e perfeita fotografia (que, adivinhem só: também concorre a estatueta). Lindo! Que filme lindo!

Rate: 3,5/5 ⭐️⭐️⭐️

3/9: ME CHAME PELO SEU NOME | Call Me By Your Name

timthumb

Eis o tão aclamado e comentado filme inspirado no romance egípcio de André Aciman, definido pelo New York Times como “emocionalmente agudo e esmagadoramente sensual”. O longa se passa no início dos anos 80 e conta a história de Elio, um menino de 17 anos que passa seus dias em uma pequena vila no norte da Itália. Tudo vai bem até que um charmoso americano (Oliver), chega para trabalhar como estagiário encarregado de ajudar o pai do jovem – o que despertará sentimentos de desejo e admiração em ambos. É aí que o mundo de Elio vira de ponta cabeça quando o mesmo passa a sentir emoções desconhecidas e jamais vividas por ele antes.
Prepare-se para se deparar com um filme sensível, bonito e extremamente tocante ao assistir “Me chame pelo seu nome”. A beleza da paisagem italiana contrasta perfeitamente com o amor que irá florescer entre esses dois personagens, fazendo com que o telespectador se envolva e anseie um final feliz. Apesar de o filme ter exposto uma realidade dos anos 80, a mesma ainda pode ser muito bem vivida nos dias atuais – o que faz com que isso toque ainda mais o coração daqueles que assistem o que a história tem a mostrar. Filme lindo. Emocionante (…e triste). Jus a ser o forte indicado que é.

Rate: 4/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️

4/9: THE POST – A GUERRA SECRETA | The Post

post_xxlg

Esse filme já reúne de cara três coisas que eu amo: fatos reais, direção de Steven Spielberg e atuações de Meryl Streep e Tom Hanks. Difícil se decepcionar com isso, né?
O longa relata a figura de Kate Graham, dona do Washington Post – um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, estabelecer segurança financeira. Ben Bradlee, um ávido editor-chefe do negócio, está sempre na torcida para que uma grande notícia revolucione o patamar do jornal e o coloque em uma posição avantajada no mercado jornalístico. Quando o então poderoso e dominador New York Times inicia uma série de matérias com documentos sigilosos denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. Entretanto, tais documentos acabam chegando às mãos de Bradlee e sua equipe, que agora se vê encarregado de convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação – de forma a defender a liberdade de imprensa e trazer o conhecimento geral da nação à tona.
QUE filme, meus queridos! Me vi presa a cada segundo da trama e fiquei em uma expectativa eletrizada para ver o desenrolar da história – que, sem dúvidas, não deixou a desejar. Meryl com mais uma atuação digna da estatueta e Hanks estupendo como sempre. Amei. Amei!

Rate: 4,5/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️

5/9: O DESTINO DE UMA NAÇÃO | Darkest Hour

darkest-hour

Eu jurava em meu prejulgamento que esse filme possuía um enredo parado, monótono e sem muitas emoções, mas.. mal sabia eu o quanto estava errada. O longa, que conta com uma atuação IMPECÁVEL do ator Gary Oldman, retrata Winston Churchill prestes a encarar um de seus maiores desafios: o de tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Paralelamente, o mesmo sofre pressão para fazer um acordo com Hitler para estabelecer o estado como parte do território do Terceiro Reich em meio ao caos enfrentado pelo seu povo. E eis que um dos momentos mais turbulentos da história resistirá a pressão sob a liderança de Churchill, de forma arriscada e extremamente inteligente.
Oldman se tornou minha aposta CERTEIRA na categoria de melhor ator e esse filme já entrou pra lista dos meus preferidos. Não só dos indicados desse ano, mas da vida! Espere por uma trama extremamente envolvente e atuações muito bem desenvolvidas. Esse filme me surpreendeu por completo e tenho certeza de que fará o mesmo com você.

Rate: 5/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

6/9: CORRA! | Get Out

Get_Out

Tanta gente falando bem e eu me deparando com a minha primeira decepção frente aos nomeados desse ano. Mas calma! Ainda vou ler críticas a respeito para tentar entender o motivo pelo qual eu mesma não entendi a razão por esse filme estar entre os indicados. Fez sentido?!
O longa conta a história de Chris, um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.
Apesar de não ter achado um espetáculo, tenho de admitir que esse filme conta com cenas que fazem você sentir frio na barriga e ter vontade de roer as unhas. O ator principal está EXCELENTE em sua atuação (digna de indicação, por sinal) e o enredo possui uma sinopse muito, muito boa. Então, se você gosta de thrillers arrepiantes, essa certamente é uma boa pedida! No geral, gostei do longa, mas… não entendi a hype.

Rate: 2/5 ⭐️⭐️

7/9: LADY BIRD – A HORA DE VOAR | Lady Bird

lady-bird

Quem disse que filmes sobre adolescentes não são dignos de irem para as telonas e concorrerem a prêmios?! Eis a prova de que são, sim! No filme, vamos conhecer Christine McPherson, uma jovem que está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.
Lady Bird é um exemplo perfeito da “luta” enfrentada por muitas famílias quando se trata de lidar com a adolescência, uma fase que nem sempre vem fácil para todo mundo. Esse período é encarado com afinco nas atuações de mãe e filha no longa que, apesar de possuírem desentendimentos no decorrer de toda a história, acabam mostrando que no final das contas, é o amor que prevalece. Garanto que os jovens irão se relacionar com o enredo e aposto que os mais velhos (e eu me encaixo nessa categoria) irão entender muitos dos dilemas contados no filme. Vale assistir! Sem dúvidas!

Rate: 3/5 ⭐️⭐️⭐️

8/9: A FORMA DA ÁGUA | The Shape of Water

shape_of_water_ver3

Um filme que definiu o significado do amor envolto em uma fantasia… literalmente! Nessa história, iremos conhecer Elisa, uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Quando ela se apaixona com a criatura, a mesma elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho. E eis que o mais puro sentimento toma forma, fazendo todo o enredo fazer sentido.
Prepare-se para um filme muito “gostosinho” (haha) e para muitas surpresas no decorrer de toda a trama. O romance nada provável faz com que encaremos a eterna realidade clichê do “amor supera tudo” de forma belíssima, o que conquista nossa atenção no decorrer de todo o longa. O filme conta com marcantes atuações e a fotografia me fez lembrar MUITO de Amélie Poulain – outro amorzinho do cinema. Adorei e me encantei! Que filme lindo!

Rate: 4/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️

9/9: TRAMA FANTASMA | Phantom Thread

phantom-thread-poster

Nos anos 1950, Reynolds Woodcock é um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril, para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma, que vira sua musa e amante, fazendo com que seu mundo se transforme drasticamente e de forma jamais imaginada por Woodcock antes.
É fácil perceber a maestria no desenvolvimento desse filme logo de início. Os detalhes são muito bem considerados no decorrer de todo o longa – que conta com atuações belíssimas de seus atores principais e com uma fotografia e trilha sonora que servem como “a cereja em cima do bolo”. Esteja disposto a assistir com cuidado e atenção para não deixar passar a real intenção do propósito desse filme. Garanto que, assim, você será capaz de se encantar com um filme tremendamente marcante.

Rate: 4/5 ⭐️⭐️⭐️⭐️

E você! Quais são as suas apostas?! Espero que tenham gostado do post e espero que apreciem todos esses filmes, da mesma forma que eu. E que venha o Oscar! ✨





Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Queridinhos da Estante • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Ilustração por Juliana Rabelo • Desenvolvido por