22

October

Lendo em Nova York – BARNES & NOBLE

Variados

IMG_20150805_104048054

Manhattan, Quinta Avenida. Em uma das esquinas da cidade que nunca dorme encontra-se a maior livraria varejista dos Estados Unidos. Fundada em 1873 na própria casa de seu criador, Charles Montgomery Barnes (um apaixonado pela literatura), a loja que hoje é o ponto de referência de autores, best sellers e turistas, começou através da venda de livros usados em Illinois. Repassando a paixão pelos livros ao filho, William Barnes (que se tornou Presidente do negócio em 1902), a então pequena livraria se expandiu com a ajuda de sócios e com a firmação de sociedade com Gilbert Clifford Noble (um graduado em Harvard que trabalhou como balconista em 1886 quando a loja ainda se chamava Arthur Hinds & Company). Foi assim que o promissor empreendimento migrou de trem para Nova York. Ousando chamar a atenção dos moradores da cidade, o local escolhido em 1932 para a instalação da Barnes & Noble – em um país enfrentando a Grande Depressão – foi a melhor possível: Quinta Avenida com a 18th Street. Não muito tempo depois, em 1971, a consagrada B&N foi considerada a maior livraria do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness). Foi com esse amor literário perpetuado pelo tempo que pude ser capaz de conhecer a livraria mais encantadora da cidade.

A loja possui dois andares. Ao entrar, não sabia para qual lado ou direção olhar primeiro. Eram livros e sessões completamente bem organizadas que faziam com que você quisesse passar dias ali dentro sem ser interrompida. Além da aura Nova-Iorquina, tive a sensação de estar em um local onde os livros provam que mesmo com a tremenda tecnologia, ainda são capazes de chamar a atenção das pessoas.

Books 1Books2

 

 

 

 

 

Books3

 

 

 

De autores clássicos a contemporâneos, encontrei obras dos mais variados títulos e sinopses. Conforme mencionado anteriormente, a Barnes & Noble possui categorias espalhadas por todo o seu espaço. “Livros para o verão”, “Livros que todo mundo deveria ler”, “Última Chance” (com obras pela metade do preço), “Livros para relaxar”, “Livros para te fazerem pensar”, livros, livros, livros. Imagine encontrar as histórias consideradas clássicos da literatura mundial a preços de cabem no seu bolso. Ou, ainda, imagine encontrar títulos que sequer foram lançadas no Brasil, mas que, lá fora, em outra nação, são considerados “must read” (“deve ler”). É incrível estar em um lugar onde há espaço para tudo. De culinária a romances modernos, de história do mundo a curiosidades, de clássicos infantis ao mais temidos suspenses: na Barnes & Noble, você encontra tudo.

Sessões

Como se não bastasse, a livraria ainda possui poltrona e sofás agradáveis, onde você pode se sentar para folhear algumas páginas depois de muito correr por Nova York. Tive a sensação de estar em um ambiente onde você é inspirado – ou, mais importante – incentivado à leitura. Os atendentes não se importam de você abrir um livro e lê-lo até o final (mas se importam de você tirar fotos na loja. Mil desculpas, pessoal!). Ademais, você será atendida(o) com um sorriso no rosto ao realizar sua compra – e se sentirá na tentação de adquirir os diversos itens que estão espalhados pelos caixas (como canecas, canetas, cartões e revistas).

Com o dólar nas alturas, infelizmente sai de lá com apenas 3 livros. “Trabalhe 4 Horas por Semana” – Timothy Ferris, “O Jardim Secreto” – Frances H. Burnett e “Jane Austen – Quatro Histórias Clássicas” foram os queridinhos que voltaram na minha mala e que hoje fazem parte das minhas estantes. Sempre que olho para eles ou folheio suas páginas, tenho a sensação de estar sendo levada de volta para a livraria que conquistou meu coração.

Se você for à Nova York, dê uma passadinha na Barnes & Noble. E, se puder, peça desculpas em meu nome pelas fotografias que eu fui obrigada a registrar do local heheh! :)

Um super abraço e até o próximo post!





Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Queridinhos da Estante • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Ilustração por Juliana Rabelo • Desenvolvido por