23

November

RESENHA: Nos bastidores da Disney | Tom Connellan

Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem de persegui-los

Walt Disney, fundador do parque temático mais famoso e visitado do mundo, Disneylândia, e criador de personagens adorados pelas crianças (como Mickey Mouse e Pato Donald), idealizou a frase acima, sendo uma de suas mais conhecidas e eternizadas. Walt tinha a plena convicção do que queria muito antes de conquistar o tremendo sucesso e prestígio com suas invenções acerca deste parque de fantasias. “Ajude-me a criar o lugar mais alegre da Terra” foi o seu lema antes mesmo de por a mão na massa e começar a dedicar-se de forma meticulosa ao seu sonho.

Hoje, a Disneyland possui o maior público acumulado dentre todos os parques temáticos do mundo, com mais de 650 milhões de visitantes desde sua abertura, em 1955. De acordo com um relato da Disney Company datado de 2005, há 65.700 empregos sustentados pelo Disneyland Resort. Mas o mais importante de todos os dados incríveis levantados ao se estudar o império da Disney dá-se ao fato do fascínio de crianças e adultos por essa terra encantada só aumentar: ao longo dos anos, o Walt Disney World Resort continua a receber milhões de visitantes do mundo inteiro. Mas, o que seria capaz de explicar a grandiosidade desse fenômeno? Tom Connellan, em sua obra “Nos bastidores da Disney“, explica o verdadeiro segredo por trás de tanto sucesso. E, como se não bastasse, ainda orienta você, leitor, a descobrir como é possível aplicá-los ao seu negócio – seja ele qual for.

238f8f117c18a0496380ac8f8c19bf29

Para todos aqueles que vêm para este local feliz: Bem-vindo. A Disneyland é sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideias, sonhos e a dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seria uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.

Walt Disney17 de julho de 1955

Com uma escrita simples e prática, Connellan conta a história através de 6 personagens que decidem abarcar em um curto treinamento a fim de desvendar os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney. Cada um destes personagens possui uma personalidade e empregos diferentes – razão pela qual se torna evidente que é possível aplicar os segredos em qualquer negócio. Orientados por um membro da equipe da Disneylândia chamado Mort, os 5 aventureiros ainda não convencidos de como é possível fazer com que isso funcione, são apresentados a 7 Lições no decorrer do treinamento. As 7 Lições são, na verdade, sete segredos que podem ser aplicados por qualquer outra empresa mediante uma série de exemplos que ajudarão profissionais de qualquer nível organizacional a voltarem sua atenção para os clientes.

image-12061

Em um livro com menos de 200 páginas, somos capazes de entender como a Disney cria e mantém uma das mais poderosas culturas empresariais e descobrimos qual é o verdadeiro concorrente da mesma. E, adivinhe: você será capaz de descobrir qual é o maior concorrente da sua empresa também. “Nos bastidores da Disney” ainda faz com que você descubra como produzir em seus vendedores externos a sensação de parceria, fazendo eles se tornarem parte de sua equipe. No fim das contas, em um grupo, todos importam. Aprendemos lições valiosíssimas sobre como fazer com que todos se sintam importantes através da leitura desse livro e mediante os segredos abordados na obra.

Mas, afinal, quais são as benditas 7 Lições e segredos desse Reino Encantado?!

Para fazer com que você leia o livro até o final, vou revelar 2 delas (as que eu mais gostei) e deixar para que você, leitor, descubra as outras 5. Combinado?! 😉 Então, vamos lá!

__________________________________________________________________________________________

CONCORRENTE É QUALQUER EMPRESA COM A QUAL O CLIENTE O COMPARA

Digamos que você precisa sair para fazer as compras dos presentes de Natal e é atendido mal em uma loja de roupas. O atendimento é péssimo e os funcionários parecem estar de mau humor ao falar com você. Então, você acaba indo em outra loja para comprar um presente para outra pessoa. E lá, você é atendido de forma exemplar: com atenção, educação e disposição para encontrar o que precisa. Mesmo que você saia do estabelecimento sem adquirir nada, você jamais irá esquecer de como foi tratado na loja anterior. E, acredite, você irá acabar por comparar o tratamento de ambas (por mais que sejam de produtos diferentes) antes de pisar em qualquer uma delas novamente. Então, me diga: Quem são os seus concorrentes? Tom Connellan me deu a resposta: toda e qualquer empresa com a qual o seu cliente o compara é seu concorrente. Pensando nisso, o que você pode fazer para mudar? Atender melhor sua clientela? Mostrar-se disposto a ajudar? Ter um diferencial em tratar as pessoas como elas merecem? O leque de oportunidades e ideias é enorme. Basta você decidir e descobrir qual delas melhor se encaixa no seu próprio negócio.

__________________________________________________________________________________________

FANTÁSTICA ATENÇÃO AOS DETALHES

 Mesmo se você nunca esteve em um parque da Disney, é evidente que os detalhes são cuidados com um olhar e atenção meticulosos nesse parque encantado. Quer saber um exemplo claro de como essa fantástica atenção funciona? Pois bem. As pontas mais gastas dos postes para amarrar cavalos existentes no parque são retiradas e retocadas todas as noites. Qual a necessidade? Fazer com que o parque pareça novo todas as manhãs. Há 37 postes assim no local: eles não se desgastam da mesma forma, mas as pontas mais gastas são retocadas todas as noites, em um horário que depende exclusivamente da temperatura e da umidade, para que a tinta já esteja seca no horário de abertura do parque, na manhã seguinte. Pode parecer um exagero, mas se o intuito do senhor Walt Disney era criar um local onde tudo parece mágico novo e feliz, faz todo o sentido. Você já parou para pensar se presta a devida atenção aos detalhes naquilo que você faz? Vai ver o que falta para a sua vida ou para o seu negócio é exatamente isso: prestar atenção nos pequenos detalhes. No fim das contas, são eles que fazem toda a diferença.

__________________________________________________________________________________________

Após finalizar esse livro, o próximo que está no topo da minha pilha de leituras chama-se “Academia Disney“, escrito por Doug Lipp (adquira o livro aqui). Nele, temos a explicação completa de como funciona o programa de treinamento feito com todos os funcionários da Disney e como todos eles fazem para se manterem entusiasmados em suas funções e para com os visitantes do parque.

DSC08065 (1)

Nos bastidores da Disney” é fortemente recomendado pelo Queridinhos da Estante a todos os sonhadores, admiradores da Disney e aos curiosos que querem saber o que de fato acontece por trás dos bastidores de um dos impérios mais poderosos do mundo. Se você quer crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente, tenho certeza que se verá encantado pelos princípios que norteiam a mais poderosa empresa de diversões do mundo.

Livro: Nos bastidores da Disney – Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo
Autor: Tom Connellan
Editora: Saraiva
Páginas: 175
Gênero: Administração

Adquira o livro aqui!





Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

2 Respostas para "RESENHA: Nos bastidores da Disney | Tom Connellan"

Vanessa Meiser
28, November 2015 às 14:07

Nunca tive a sorte de poder ir á Disney, nem sei se terei algum dia, hehe, mas morro de vontade, a sua dica é ótima para ao menos podermos sentir o gostinho do passeio…. Adoraria poder ler este livro.

OBS: Seu blog é lindo, amei tudo aqui, principalmente o layout, também sou viciada em chimarrão. Parabéns!

Beijo, Vanessa Meiser – Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Responder


Jordana Rex Jordana Rex
December 1st, 2015 em 10:54 am
respondeu:

Olá, querida Vanessa! Fico muito feliz em saber que você ficou curiosa com o livro. É realmente muito bacana e dá um gostinho extra de querer ir pra Disney – também nunca fui mas morro de vontade heheh! :)
Agradeço de coração pelos elogios e digo o mesmo!! Acabei de conhecer o seu blog e adorei! Uma fofura! Vou te acompanhar sempre e vou adorar te ver por aqui!
Um super beijo!! ❤

Responder

Queridinhos da Estante • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Ilustração por Juliana Rabelo • Desenvolvido por