26

March

RESENHA: Tudo e Todas as Coisas | Nicola Yoon

IMG_20160323_150724Um tipo de livro que prende sua atenção do início ao fim. Um romance extremamente convencível, inocente e realista envolto em um amor capaz de tudo e todas as coisas. Não há descrições melhores para resumir os sentimentos incríveis que vivi ao finalizar a leitura do best-seller número 1 do The New York Times. “Tudo e Todas as Coisas“, publicado pela Editora Novo Conceito, foi escrito por uma romântica incurável chamada Nicola Yoon – nascida na Jamaica e criada no Brooklyn que sempre acreditou plenamente no amor verdadeiro. A prova disso é vista logo nas primeiras páginas. A dedicatória escrita por Yoon diz: “Para o meu marido, David Yoon, que me mostrou meu coração. E para minha filha inteligente e bela, Penny, que o tornou maior“. Após ler essas palavras, eu imediatamente soube que o que estava diante de mim era uma história emocionante.IMG_20160324_143548Tudo e Todas as Coisas” conta a história de Madeline, uma jovem de 18 anos que sofre de uma doença rara e pouco conhecida. Acometida desde os primeiros meses de vida com IDCGInsuficiência Combinada Grave – o contato de Maddy com o mundo exterior pode ser fatal, mesmo que este dure alguns segundos. A gravidade da doença é tanta que, um produto químico no líquido usado para limpar uma mesa, o perfume de alguém ou o simples tempero exótico usado em alguma comida podem ser capazes de deflagrar uma série de doenças que podem vir a ser incuráveis. Assim, a menina vive em uma espécie de “bolha”, não podendo sair de casa nem para dar uma volta no quarteirão. As únicas pessoas que de fato são permitidas a terem contato com ela são sua mãe – uma médica que abdicou tudo o que tinha para cuidar da filha -, sua enfermeira – chamada Carla – e, ocasionalmente, seu professor de arquitetura – que a visitava para avaliar os projetos realizados pela aluna. As aulas assistidas por ela são online e tudo no que Madeline encosta foi previamente filtrado e todas as pessoas devem passar por uma espécie de limpeza – para filtrar o ar e todos os resíduos impregnados – antes de poderem estar no mesmo cômodo da menina.

Tudo seguia a rotina de sempre até que um caminhão de mudança estaciona na casa ao lado da de Maddy. Ao observar os novos vizinhos, a garota se depara com um casal, uma menina e um rapaz que deveria ter a sua mesma idade. Bastou que seus olhares se cruzassem através da janela de seu quarto para que seus destinos fossem alterados para sempre.

O nome do novo morador da vizinhança era Olly, um rapaz cheio de vida que adora escalar sob as coisas. Por nunca sair de casa, Madeline passa o dia observando a rotina da família do garoto. Ambos trocam acenos através de mímicas até o dia em que e-mails são compartilhados. Olly e Maddy criam uma amizade tão forte e um contato tão assíduo pela internet que a garota começa a descobrir e vivenciar algo pela primeira vez em sua vida: o amor. E é ai que a mágica de Nicola Yoon acontece. :)IMG_20160326_160515174Contendo uma leitura fluida, fácil e rápida, é impossível tirar os olhos das páginas desse romance improvável. Confesso que romances adolescentes não são a minha narrativa de história preferida (até hoje não consegui finalizar a leitura de “A Culpa é das Estrelas”!), mas, a forma como o enredo se desenvolve é extremamente agradável e muito, muito tocante. Além de tratar do amor descoberto pela primeira vez, o livro apresenta todas as emoções sentidas quando alguém está apaixonado. Mas, acima de tudo, a obra retrata o poder de um amor verdadeiro e sobre como este é capaz de nos levar a cometer loucuras jamais imaginadas antes de o sentirmos.

De outra banda, problemas e traumas familiares são experienciados por ambos os personagens – Maddy perdeu o pai e o irmão quando tinha apenas meses de vida em um acidente de carro – e Olly enfrenta um pai alcoólatra e abusivo que não consegue separar o tolerável do limite. Como se não bastasse, Madeline não pode sair de casa – quem dirá ter contato físico com outra pessoa ou com o mundo lá fora. Tudo o que ela conhece são os livros e tudo o que há por fora de sua janela é o que ela deseja. Como os dois personagens serão capazes de ultrapassar as barreiras que os impedem de ficarem juntos? Como é possível deixar o amor falar mais alto quando todos os fatos ao seu redor são contrários e desfavoráveis aos seus sentimentos? A resposta trazida pela autora é clara: a vida é um dom. Não esqueça de vivê-la.IMG_20160326_160743048Contendo ilustrações no decorrer de toda a obra, “Tudo e Todas as Coisas” é a pedida ideal para aqueles em que acreditam no poder do amor verdadeiro. Sem soar clichê, o livro irá te surpreender de uma maneira completamente imprevisível – o que faz com que você o queira recomendar para todos que conhece. O li em apenas algumas horas e me vi coberta por lágrimas e sorrisos ao finalizá-lo. Se você quer ler um livro capaz de transbordar sentimentos incríveis no seu coração, leia “Tudo e Todas as Coisas“. ❤ IMG_20160326_160824361

Livro: Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 300
Gênero: Romance /Drama
Adquira o livro aqui





Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Queridinhos da Estante • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Ilustração por Juliana Rabelo • Desenvolvido por